A Ética, etimologicamente, é proveniente da palavra grega “ethos” que alude aos comportamentos do indivíduo.Também é a ciência da conduta humana que estuda a forma de atuar que todos os seres humanos devem ter frente aos seus semelhantes e a maneira que devem se comportar nas atividades diárias.
Neste sentido pode ser avaliada de forma individual, familiar, social e até em sentido muito mais amplo como o profissional, podendo ser citadas as éticas da medicina, do direito, da engenharia, da psicologia. A ética de cada profissão depende dos deveres, ou da deontologia que cada profissional aplica aos casos que se apresentam, estando, via de regra, descritos nos Códigos.
É comum conhecermos quais são os comportamentos adequados de cada profissão consultando os seus respectivos Códigos de Ética. Código é uma combinação de signos que tem um determinado valor dentro de um sistema estabelecido. E profissão é aquela atividade especializada de trabalho dentro da sociedade, realizada geralmente por um profissional.
A realização das capacidades do indivíduo só é possível em uma sociedade capaz de apreciá-la.Todas as profissões implicam uma ética, uma vez que se relacionam, de uma forma ou outra, com os seres humanos. No entanto, existem profissões para as quais são mais evidentes as implicações éticas.
Autor: Cláudio de Castro Braz